domingo, 21 de abril de 2013

My 3 year old SCi-Fi airframe

Arrumando a bagunça da minha oficina achei meu antigo quadcopter com cara de nave especial.

Esse quad fez sucesso a 3 anos aqui quando eu voava na praça aqui perto de casa.
Na epoca eu voava somente por diversão e fazia muitos loops com esse quad.
A bolha ou skinface ea feita de depron de 2 e 5mm.
Na epoca era dificil achar bolhas para esse tipo de brinquedo.
O hardware utilizado era MikroKopter e ele voa até hoje.




segunda-feira, 15 de abril de 2013

X140 ready for the first flight


    Finally the X140 are ready for the first flight. 
    With airspeed, ublox gps, current sensor, barometer and 9dof IMU the PROPpilot is configured to fly at 300m AGL and make a survey with 250m sweep.
    The airspeed is configured to 22m/s and ground speed configured to 15m/s.
    
    On the first fly i will use 8amp battery but the CG are adjusted to carry 10amp without ballast.
    The canon sx200 camera are modified to have external shot trigger and serial console.
    With serial console i can change mode, zoom, all parameter and turnoff the camera.




quinta-feira, 11 de abril de 2013

SMART BiRD X260

Fotos do primeiro protótipo da X260.
Essa asa foi feita a 1 anoa atraz.
A asa carregava 20amp de bateria a uma  camera NEX7.
Tempo de voo 120min com 15ampéres de bateria.
Tempo de voo de 150min com 20ampéres de bateria com reserva de carga.
Esses tempos foram medidos em um dia com vento de fraco a moderado. (4~7m/s)





Algumas partes quase prontas para uso:







Asas no case para viagem:
A asa preta é uma asa velha de teste feita somente com vinil.
A branca é laminada.




Nova asa

Algumas fotos da asa ja laminada e com os espaços para os equipamentos internos pré-dispostos para verificar se o CG esta correto


A asa ficou com alguns defeitos estéticos porque a bomba de vacuo desligou na madrugada.







quarta-feira, 10 de abril de 2013

GOPRO HERO - A pequena grande ?

Pois é, li uma materia sobre o Gopro e fique embasbacado.

Pequena grande camera ? Coisissima nenhuma!
Se olhar a eletronica dela voce vai ver que ela é ate maior que a de uma boa camera canon ou panasonic point & shot.

A unica coisa que a deixa pequena é a falta de uma lente boa.


foto do gizmodo: gopro3

foto de uma panasonic fx580 desmontada


A gopro tem imagens boas para quem nao conhece nada de fotografia ou video ou para quem quer uma camera pequena para e pratica nada mais.

Camera sem conjunto otico descente nao sao boas. Elas tem aberrações chromaticas, distorçoes oticas e mais um monte de coisas.

Alem da questao otica, a gopro sofre do chamado efeito giló (é assim que chamam) devido a lentidão do sistema de leitura do ccd.

Na minha opinião, eu prefiro a minha canon sx200 modificada (sem  caixa,display e com a placa principal alojada atraz da lente.)

A camera fica muito menor que e tem uma qualidade de imagem muito superior a da gopro e nao tem efeito giló.

O tamanho da sx200 modificada é igual ao de 2 gopro uma na frente da outra.






Mais uma asa

Hoje eu estava sem nada para fazer entao pensei:
- Porque nao pegar aqueles core de asa que estao parada e laminar ?

Entao esta feito! Agora é só esperar para ver o resultado.

Bordo de ataque com reforço de fibra de carbono e kevlar.


 
A asa tem 140cm envergadura.
A parte central é feita em composite e vai carregar 10amp de bateria.
Dessa vez vou usar o piloto automatico sem airspeed pois fiz a asa para testes dos algoritmos de estabilização e navegação.

Pelos meus calculos a asa deve voar uns 80km carregando uma camera fotografica de 200gr.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Asa forte

No meu ultimo teste com alguritmo adaptativo nao reparei na quantidade de bateria sobrando e tive que fazer um pouso forçado.

Para minha "SORTE" bem onde a asa caiu tinha um cupinzeiro e claro que a asa bateu nele.

Para voces terem um ideia de como o composite que uso é forte o cupinzeiro ficou rachado na base a saiu uma tampa na parte superior.

Na asa a unica coisa que aconteceu foi rachaduras na tinta.

A asa em questão tem 2.60m afetivos de asa e 5.7kilos.
Carrega 25amp de bateria e uma camera NEX7 com gimbal YAW/ROW.





domingo, 7 de abril de 2013

Pena que não voou

     Tão bonitinha, resistente mais não voa.
      Feita com semi asas que originalmente seriam de um projetop de 2.6 metros que deu errado a asinha tomou forma.
 
     A asinha seria a SMART BiRD 120.
     Usa um piloto automatico desenvolvido por mim com função POLIGON SCAN.
     O AP (Auto pilot) tem pouso e decolagem autonoma e pode decolar como a sense fly, ous seja, o usuario sacode a asa para ligar o motor e depois a solta. 
     Infelizmente o CG ficou mal posicionado e nao tem como ajustar.
     Para voar tem que colocar 1kg de bateria mais a carga alar fica muito alta.
     Ela voa carregando 1kg de bateria mais nao vale a pena pois o tempo de voo é praticamente o mesmo que seria carregando somente 500gr devido ao arrasto gerado.

     Essa asa foi desenvolvida com o intuito de derrubar as concorrentes X8, sensefly e X100 que estao no mercado. Nao aguento ver empresas do ramo vendendo asas de isopor chinesas por preços exorbitantes.

     
     Vivendo e aprendendo. Da proxima vez ja sei como acertar o CG .....