MK, HK-7X, Mikrokopter and HK-7x
Peguei um KIT de radio HK-7x para ver oque é necessario para utiliza-lo junto aos VANT MK.
O design do transmissor esta muito melhor que o seu irmão mais velho o HK 2.4ghz 6ch
A qualidade da placa de PCI tambem esta muito melhor mais a grande evolução desse modelo foi os potenciometros.
Ele usa potenciometros slim iguais ao do modelo 9X que provaram ser muito melhores que os potenciometros utilizados na maioria dos radios xing-link. Eu ja uso um turnigy 9x a 1 ano e os potenciometros estão perfeitos (sem ruidos ou folgas).
O transmissor é bom, funcional, porem pelo fato de nao ter um display LCD grafico a configuração se torna chata.
O radio usa dois microcontroladores, um atmega8-8 para controle das funções do radio e
um atmega 48-20 para controle da etapa de transmissão.
O maior problema deste radio é que ele nao faz busca por frequancia nao congestionada quando esta em funcionamento.
Ele só faz esta busca no momento do BIND. Essa informação esta no próprio manual. Se isso for confirmado o radio esta sujeito a interferencias na faixa dos 2.4ghz.
O receptor usa um atmega48-20 para controlar o transceiver cc2500 da Texas instruments.
Isso nos da a facilidade para HACKER o receptor e fazer um software com mais recusrsos ja que toda informação sobre os cis utilizados esta disponivel .
Uma coisa bem interessante é que o CC2500 é um transceiver e pode ser utilizado para link bidicecional pena que nao existe amplificador de saida no ckt do HK-7x.
Se alguem vai hackear o radio modificando o software, cabe dizer que os pinos necessarios para reprogramação dos microcontroladores estão todos acessiveis diretamente na placa sem a necessidade de soldar fios direto no CI.
Um ponto que poderia ser melhorado neste modelo seria utilizar um regulador de tensão chaveado pois com o ja velho conhecido de todos, o 7805, o radio se torna um devorador de baterias chegando a matar um lipo de 2500ml em 2 dias de voo.
No meu tg-9x eu troquei o 7805 por um regulador chaveado e o tempo da bateria aumento de 2 dias para mais de 1 mes sem carregar a bateria.
Agora a parte principal, para aqueles que desejam vai utiliza-lo com VANT´s MK.
Para gerar o sinal PPM composto é só colocar 7 diodos na saida do receptor para juntar todos os pulsos em um unico.
Os sinais estão na sequencia correta e nenhum sinal esta sobreposto só que a modulação é PWM e para variar a pargura dos pulsos o radio muda o duty cycle.
Como o MK esta preparado para ler pulso de sincronismo fixo o software do Mk tem que ser modificado.
Outro problema é que mesmo quando o receptor perde o sinal ele continua gerando o sinal PPM na saida e isso pode acabar levando o VANT de um desavisado embora para o alem.
Se alguem deseja o firmware para usar o Mk com esse radio é só entrar em contato comigo.
Fotos do receptor
Olá Eduardo! Parabéns pelo blog Quadrocopter! Em busca por informações sobre o HK-7X v2 encontrei o blog no Google search. Diga-me uma coisa a respeito do HK-7X v2. Adquiri recentemente um desses para instalar em aeromodelos. A começar pelos mini aero do tipo Guillow Piper J3 (env 0.6m) elástico convertido em R/C. O peso total(aero+eletronica+bateria+lipo+RX HK-8X) ~ 70gramas.
ResponderExcluirSaberia me dizer o alcance "máximo" do HK-7x v2, suficiente para voar em modelos mini e maiores com glow .40?
Não entendo bem de eletrônica digital...
Mas utilizarei uma bateria Rhino low discharge 2620mAh no transmissor HK-7X v2. O regulador de tensão no HK-7X v2 é o 7805?
Quanto ao receptor HK-8X v2? É um RX confiável para se voar vários centenas de metros?
Qual dica e cuidados devo tomar com o conjunto TX HK-7X v2 e RX HK-8X v2?
Agradeço desde já!
Glauco
amigo comprei um kit hk 7x v2 queria saber se e possivel ligar ao simulador fms via cabo p2 mono des de ja agradeço a ajuda meu email e newsapo@hotmail.com
ResponderExcluir