sábado, 4 de outubro de 2014

ESCs chineses

Ontem a tarde decidi dar uma meXida no meu velho hexa mikrokopter.
A ideia eh tirar os escs i2c e colocar escs fastpwm com meu codigo regenerativo.

Geralmente eu uso ESC´s mystery ou HK blue series de 40amp. Os dois escs sao identicos.
Eles usam fets de canal N para os 2 rails.
Escs de canal N sao melhores porque sao os que tem menor resistencia quando ativos.

Sempre uso esses escs porque ja sei que eles sao montados usando fets originais da IR (international rectifier) e os capacitores nao estouram quando uso meu codigo que ao devolver energia para bateria costuma sobrecarregar os capacitores e eles explodem se nao forem bons.

Ja uso uns 20 escs desse tipo nos meu multirotores e nunca tive problemas.

Dessa vez a coisa foi diferente.

Dos 6 escs que tenho guardado a uns 8 meses 4 deles tem problema na montagem.
Foi a primeira vez que peguei escs tao mau montados.

Vejam os problemas:
Nesse ESC colocaram um capacitor no lugar do resistor de equalizacao de gate de um dos FETs.
Como isso o ESC teria menos capacidade em umas das saidas .




Neste o resistor de equalizacao de gate esta faltando e o FET foi colocado no local errado.
O mais incrivel eh que o ESC funciona mais o chaveamento da saida onde esta o problema tem um chaveamento diferente dos demais e as bobina do motor acabam esquentando alem de gastar mais corretente. Para um desavisado o problema passaria despercebido.

Tambem eh possivel notar que houve problema de soldagem do fet que esta na linha do meio, terceiro da esquerda para direita.




Esse eh o pior de todos.
Apesar de estar tudo correto no funcionamento os chinas usaram 3 tipos de fet para montar o ESC.
Nem me dei ao trabalho de olhar as capacidade dos fets mais com certesa esse esc vai para o lixo.
Alem dos componenntes trocados ele foi muito mal montado.
Trabalho de amador. Soldas grotescas e um dos fets (o da ponta direita embaixo) esta com uma das pontas bem mais alta que a outra.



Este esta no padrao que eu conhecia. Montagem feita por maquina e componentes corretos.
Oque ocorreu foi que na primeira vez que ligei para fazer upload do firmware a trilha de um  dos rails explodiu.

Como nao tem nenhum fet em curto e apos consertar a trilha o esc funcionou soh posso concluir que devia ter alguma bolinha de solda que fez um curto circuito em algum lugar.
Mesmo assim, esse eh o melhor esc dos 6 que abri para modificar.



Conclusao:
Aparentemente estes escs foram montados em um lugar diferente os demais da mesma marca que possuo.


Semana passada peguei 8 escs da rctimer para modificar.
Achei os escs muito bons.
Sao da serie HVSK-40.
Por enquanto essa eh a unica linha de escs da rctimer  que gostei.
Os ESCs usam drivers de verdade ao contrario das demais linhas que usam transistores para exitar o gate.

Isso nao chega a ser um problema mais eu confio mais nos que usam exitadores de verdade.

Por enquanto eh isso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário